terça-feira, 1 de maio de 2018

Certidão Negativa dos 10 Cartórios

certidão negativa de protesto

Você sabe o que é a Certidão Negativa dos 10 Cartórios?


Também conhecida como Certidão Negativa de Protesto e Certidão Negativa dos 10 cartórios de protesto, essa certidão tem a finalidade de atestar que  você, sendo pessoa física ou jurídica, não é devedor de títulos ou outros documentos sujeitos ao protesto.

Exemplos: cheques, notas promissórias, duplicatas, letras de câmbio, entre outros.

Se você não estiver devendo na praça, você terá a sua certidão negativa emitida pelo Cartório.

E como eu faço para saber se existe alguma dívida em meu nome?


Você pode fazer a consulta com o seu CPF (ou nome completo da empresa e o seu CNPJ no caso de pessoas jurídicas) acessando este site: https://www.protesto.net.br/home.php e depois clicar em 'Consulta de Protesto Gratuita".

Como Tirar a Certidão Negativa dos 10 Cartórios?


Primeiro, você deve ir ao Cartório ou cidade da sua comarca ou pedi-lá em sites de despachantes online que fazem a maior parte do serviço chato e burocrático por você.

Em São Paulo, por exemplo, esse serviço leva, em média, 5 dias e custa em torno de R$140.

Você precisa apenas ser maior de 18 anos e estar munido da sua carteira de identidade ou CNH, que vale como identidade.

Quando na minha vida eu vou precisar tirar uma Certidão Negativa de Protesto ou dos 10 Cartórios?


Como disse anteriormente, você vai precisar desse documento quando for alugar ou comprar imóveis.

O que é uma 'Certidão Positiva com efeito de Negativa'?


É quando o pagamento da sua dívida foi parcelada. Ou seja, você ainda está devendo, mas já está pagando o seu débito nas datas acordadas, o que faz com que a sua dívida seja suspensa.

O que se faz no Cartório de protesto?


O protesto (nesse caso, entenda protesto como "contestação") de títulos e outros documentos de dívida é um direito do credor para provar que a obrigação que tinha o devedor de lhe pagar uma certa quantia em dinheiro não foi cumprida na data marcada para o pagamento.

No Cartório de Protesto você pode contestar essa dívida ou comprovar que já negociou com o credor e a está pagando. Nesse caso, você pode emitir uma Certidão Positiva com Efeito de Negativa.

O que é um instrumento de protesto?


Certidão do Instrumento de Protesto é a via com o teor do protesto que é emitida pelo cartório de protesto e entregue ao credor do título.

Se o título não for pago pelo devedor no cartório dentro do prazo informado, o Instrumento de Protesto somente poderá ser retirado com o Credor da dívida.

2 comentários:

  1. Titanium Wok - The Artisan - Tatian Art Studio
    › pin-83495- › pin-83495- Tatian Art Studio titanium or ceramic flat iron - Tatian Art Studio. Tatian Art ford edge titanium 2019 Studio | Tatian Art Studio. Tatian Art Studio | Tatian Art Studio. Tatian Art Studio | Tatian Art 2017 ford fusion hybrid titanium Studio. Tatian Art Studio. Tatian Art Studio | ford edge titanium 2021 Tatian Art Studio. titanium white dominus

    ResponderExcluir