quarta-feira, 23 de maio de 2018

Como foi a experiência de entrevistar candidatos a estágio?

Fala, pessoal! Tudo bem?

To sumidão, mas por bons motivos. Tenho trabalhado muito no meu emprego, em freelas e em projetos pessoais.

Acho que esse é meu melhor momento profissional. Todo dia está sendo uma surpresa (positiva)!

Inclusive, tive a experiência de entrevistar candidatos a uma vaga de estágio que abriu na minha empresa. Não sou de RH, não tenho formação nenhuma nessa área, mas sabe como é, em empresa pequena temos que jogar nas 11. É apenas mais uma das funções que acumulei aqui...

Foi uma experiência bem interessante sentar o do outro lado da mesa!

entrevista de estágio


A vaga não pedia experiência prévia nem formação específica (embora ser da área de comunicação dessa uma grande vantagem ao candidato).

Entrevistamos 10 pessoas ao todo, 8 mulheres e 2 homens.

É impressionante como a maioria das pessoas vem completamente despreparada. A seleção não foi nada de outro mundo, eu e um colega elaboramos um questionário com perguntas básicas e avaliamos como os candidatos as respondiam.

Sério, tinha uma menina que veio de blusinha de alça e fedendo a cecê (pra quem não sabe, é cheiro de suvaco suado, kkk!). Ela foi a pior disparada, totalmente aérea, não conseguiu responder nada direito, nem mesmo perguntas sobre o curso dela na faculdade.

Diz meu colega que parecia que ela tinha fumado maconha antes de vir. Como eu nunca fumei isso, não sei dizer.

Só pra constar, essa menina era negra, feminista (segundo ela mesma) e usava um cabelo enorme. Depois vão dizer que é racismo/machismo..

entrevista de estágio
Tiveram alguns candidatos na entrevista que deu vontade de fazer isso
Por outro lado, teve outra menina negra que mandou razoavelmente bem que tinha um black power e se dizia feminista, mas diferente da outra, não estava fedendo e respondeu tudo com desenvoltura.

Na parte da manhã entrevistamos 7 pessoas. Teve uma mulher que mandou bem, por mim escolhia ela. Ela tinha sangue nos olhos, veio bem vestida (impressionante como essas pessoas vieram mal vestidas para a entrevista), respondeu tudo com desenvoltura, mas meu colega não gostou porque ela falava um pouco alto.

Eu nem reparei nisso, pois fiquei envolto pelo magnetismo dela. E não, não era o caso dela ser bonita, ela era boa mesmo.

Mas na parte da tarde, na última entrevista, veio uma menina, estudante de jornalismo em federal, que respondeu tudo muito bem. Passava calma e tranquilidade e respondeu rapidamente e com criatividade as nossas perguntas.

Não teve nem como, escolhemos ela. Hoje ela vai fazer entrevista com o dono da empresa, mas não tenho a menor dúvida que ela será contratada.

Demos feedback por email para as pessoas que não foram selecionadas, achei isso importante de ser feito. Odiava quando eu procurava estágio e não tinha feedback nenhum.

Foi uma experiência bem legal e não em importaria em repeti-la.

Mas acho que não daria  muito certo nessa área não, fico com muito dó dos candidatos, como um que disse que trabalha em telemarketing para poder pagar a faculdade, apesar de que eles estuda em federal então ele paga o que? Será que tentou me passar a perna? rss!

Eu queria muito que tivesse outra vaga para contratar a primeira candidata que eu gostei, mas não tem. Vida que segue e bola pra frente, não duvido que em breve ela vai conseguir um estágio, ainda está no começo da faculdade.

***
Depois das entrevistas, eu fiquei pensando: há tantos matérias inúteis na escola e na faculdade, por que não colocam uma matéria realmente útil, uma que ensine a como se preparar para uma entrevista de emprego e estágio?

Mistérios do magistério...

***

Mudando de assunto, sobre a enquete de doações, ainda não fiz minha doação para os Médicos Sem Fronteiras por pura falta de tempo. Espero fazê-lo nesse final de semana.

Falando em doações, criei uma página para registrar as doações que faço mensalmente. Quem quiser acessar, está lá em cima no cabeçalho do blog.

Abraços e até a próxima!


8 comentários:

  1. Show de bola essa experiência heim velho. Um dia quando eu assumir a empresa do meu pai penso em colocar como primeiro requisito a contratar alguém , a Comunicação !

    É incrível a quantidade de pessoas que não sabem se vender , e isso faz total diferença.

    Realmente existe muito despreparo e preguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E como seria se vender? Fale mais sobre isso. Abraco

      Excluir
    2. Se vender seria saber falar sobre a sua experiência de trabalho, de vida ou acadêmica, seus objetivos para o futuro. Depende do que vai ser perguntando na entrevista.

      Na verdade, eu enxergo mais como um teste de desenvoltura. Você nem precisa falar a verdade, só precisa saber responder bem às perguntas e passar segurança.

      Excluir
  2. Depois das entrevistas, eu fiquei pensando: há tantos matérias inúteis na escola e na faculdade, por que não colocam uma matéria realmente útil, uma que ensine a como se preparar para uma entrevista de emprego e estágio?
    EXATO! O mesmo que educação financeira, por que algo tão útil não está no currículo? abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né?

      Aprendemos um monte de baboseira, mas coisas REALMENTE ÚTEIS, tais como código do consumidor, empreendedorismo, como declarar imposto de renda, como entrar na justiça, como trocar um pneu, como investir, como se preparar para uma entrevista de emprego, nada disso é ensinado!

      Sorte de quem corre atrás!

      Excluir
  3. Rapaz, uma das coisas que eu mais odiava quando participava de processos seletivos de determinadas empresas uns anos atrás era justamente a falta de feedback, como vc já passou por isso sabe que ninguém gosta e portanto faz diferente.

    ResponderExcluir
  4. "fedendo a cecê " kkkkkkkkkkkkkkk

    "Mistérios do magistério..." isso é para controlar melhor as massas e tirar dinheiro delas. enchem nossa cabeça de informação inútil e fica por isso mesmo.

    "criei uma página para registrar as doações " pra que gastar tempo com isso? doe e esqueça.


    abc!

    ResponderExcluir
  5. O Wix finalmente atualizou a plataforma e RSS feed agora está funcionando, se importa de me adicionar ao seu blogroll? O link é https://www.srif365.com//blog-feed.xml
    Já coloquei vc no meu.
Obrigado.

    Sr. IF365

    Blog do Sr.IF365 | Acompanhe meus últimos 365 dias antes da IF e Aposentadoria Antecipada
    www.srif365.com

    ResponderExcluir