sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Desisti de concursos públicos

Oi, pessoal. Tudo bem?

Faz um tempo que não paro para escrever direito. Estive muito ocupado recentemente, estudando, trabalhando e me exercitando e, por isso, não tive paciência para parar e escrever. Vou tentar escrever em tópicos, para facilitar a leitura.


  • Trabalho
Vai indo bem. Gosto do lugar em que trabalho e do que eu trabalho. Ambiente descontraído, os colegas são legais, prestativos e estão pilhados para estudar e evoluir. O lado ruim é o salário baixo (R$2100 bruto + VR + VT + Transporte).


  • Estudos
Decidi parar de estudar para concursos. Fui fazer a prova do TRE-PR e me senti massacrado. Não sei se tenho estudado errado ou se a prova veio mesmo muito difícil, acho que foi um pouco dos dois. Mas eu já tinha lambido as feridas, bolado um novo plano de estudos e começado a tocar isso, mas aí veio a notícia que o TSE congelou as nomeações para todos os TRE's do Brasil por tempo indeterminado e isso me desanimou muito.

Eu tinha duas opções, continuar estudando sem ter a menor expectativa de ser nomeado caso conseguisse passar em algum TRE ou migrar, novamente, para outro tipo de tribunal. Como o mesmo pode vir a acontecer com outros tribunais e o tipo tribunal que mais tem concursos são os tribunais do trabalho, e eu não estava com a menor vontade de começar a estudar direito do trabalho e processo trabalhista do zero, criei uma terceira opção e resolvi parar de estudar.

Depois que tomei essa decisão me senti mais leve, pois tirei das minhas costas a obrigação de estudar todo santo dia. Agora, tenho tanto tempo livre que às vezes fico entendiado sem ter o que fazer, o que ainda é melhor do que ter a obrigação de estudar.

Por outro lado, fiquei sem rumo, pois passar em um concurso público bem remunerado era minha única esperança de melhorar financeiramente e melhorar a minha qualidade de vida como um todo.

Não parei de estudar totalmente porque estou me dedicando a ser um profissional de SEO mais qualificado. Já consegui duas certificações do Google Analytics, uma do SEMRush (uma ferramenta que uso no trabalho) e completei o curso básico de HTML5. Mas fico na dúvida se essa carreira vai me dar futuro mesmo.

Já recebi propostas para ganhar 4 e 5k, mas teria que me mudar, pagar aluguel, sinto que todo o lucro a mais que eu teria iria pelo ralo se tiver que pagar condomínio e aluguel, coisa que eu não pago hoje (moro de favor numa casa de trás no terreno dos meus sogros aos 31 anos de idade, é humilhante, eu sei).

Nesse exato momento, em pleno feriadão, estou entediado em casa. Curioso que durante a semana eu não me sinto assim, apesar do estresse com a porcaria do trânsito.

===EDIT===

O Gari Advogado falou algo que eu esqueci de mencionar. Enquanto eu estava em Curitiba, peguei um Uber para ir do aeroporto até o hotel. Fui conversando com o motorista e ele era lá do norte, me esqueci o estado. Ele falou que tinha passado em terceiro lugar em um concurso de umas poucas vagas, passou dentro dessas vagas, acho que era pro TJ.

Ele disse que o tribunal não tinha dinheiro para chamar os aprovados e ficou por isso mesmo. Entrou na justiça e PERDEU em primeira instância! A argumentação é que ser aprovado, mesmo dentro das vagas, gera mera expectativa de ser convocado! Olha que absurdo!


  • Saúde & Exercícios
Como mencionei rapidamente no último post (eu acho), eu comecei a fazer aulas de basquete e estou gostando muito! Duas vezes por semana tem treino. Basicamente sou eu (31), o professor (38), três garotos (todos entre 13 e 14 anos) e o dono da quadra, um coroa de 50 e poucos. É bem divertido! Mil vezes melhor que ir em uma academia.


  • Você chegou mesmo até aqui?
Enfim, mais ou menos isso que aconteceu nesse período em que fiquei ausente. Estou meio que vivendo "ao deus dará" em matéria de esperança para o futuro. Penso em empreendedorismo, mas não consigo nem imaginar como começar, o que fazer. Na verdade, sinto um certo nervosismo só de pensar em empatar meu parco patrimônio em um negócio que eu não entendo nada e que pode ou não dar certo.

34 comentários:

  1. eu penso em desistir todos os dias. Voce viu que abriu o TRF 1ª regiao. Fiz inscrição porem tenho até dia 1º de novembro para pagar. Um concurso que chama pouquíssimos ao longo dos anos. Tem 2 concursos que entrei na justiça por manter terceirizados no lugar de concursados. Penso todo dia se compensa desistir ou não. Ganho um pouco mais do que voce em um cargo público mas ainda sim é baixo. Penso todos os dias em outras opções. A vida vai passando e ficamos travados na mesma. Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito legal ter aprendido mais sobre HTML5 e Google Analytics, são ferramentas cada vez mais úteis no mundo atual, cada vez mais online.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Cara, existem várias empresas q pagam melhor. Só procurar. Eu mesmo ganho 4.7 k e me formei em um curso superior de
    2 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas qual é a sua área? Além disso, eu teria que me mudar, caio na situação que descrevi.

      Excluir
  4. Cara, quando eu trabalhava numa empresa pública, recebia cerca de 1300 reais, eu estudava pra outros concursos, pois eu queria mudar de vida. Daí escolhi um e fiquei estudando só pra esse. Ainda passei no TJ, do meu estado, mas continuei estudando pra o cargo que tinha escolhido. Pensei em desistir, várias e várias vezes, em me acomodar e tal. Mas eu queria muito aquilo pra simplesmente largar de mão. Aí passei e hoje estou no cargo que ocupo, e ganho razoavelmente bem.

    Então, se você não tiver planos concretos nenhum, estudar dá um norte na rotina. Parar tudo quando se deseja mais pode não ser a opção. Procura um concurso nacional que chame muito e pague bem, tem vários.

    Mas se você sente que pode e vai se dar bem em outro ramo, aí sim, vai em frente.

    Acompanhando

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Poupador!

      Na verdade não quero o cargo público, quero só o salário. Trabalho é trabalho.
      No momento estou totalmente desanimado a estudar, mas isso que voce falou é o certo mesmo.

      Abraço

      Excluir
  5. Micro Investidor!! estava olhando um vídeo do Roberto Navarro e o mesmo falou que ser funcionário público diminui as chances de ficar rico..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beto, você acredita nisso?

      Não sei o contexto que ele falou, mas o que diminui as chances de ficar rico é principalmente o comodismo da pessoa. Quem não levanta da cama cedo para ir atrás de um futuro melhor, não fica rico. Não tem nada a ver com ser funcionário público ou privado. Ser polêmico e soltar frases fortes são ótimos para chamar a atenção e conseguir mais clicks (isso sim aumenta as chances dele ficar rico).

      Abraço!

      Excluir
    2. Concordo totalmente com o ID, nada a ver esse papo. O cara só quis aparecer e provavelmente queria vender alguma coisa.

      Excluir
  6. Ola MIN, adicionei seu endereço ao meu blogroll. Li alguns posts seus sobre sua saga na busca de um cargo público.

    Seja persistente e a aprovação virá em breve. Se hoje possuo algum patrimônio, foi graças à persistência em ser funcionário público.

    Tente voar mais baixo, iniciar com cargos municipais. O salário não é lá essas coisas mas dá um ânimo. Vc terá tempo para estudar e terá seu salário todo mês na conta.

    Estimo melhoras e que vc volte logo a estudar. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Grande Micro,

    Voce especialista em SEO e esta desanimado? Veja o mercado a sua frente.

    O amigo Abacus ja tem um baita salario com seus blogs.

    Ate meu blog mixuruca como é gera alguma coisinha.

    E se voce começasse seu projeto seo na blogosfera, é bem o que quero fazer mas nao tenho tempo, e aumentar sua renda extra.

    Pra mim seu caminho deveria ser: Manter seu emprego e coneçar a ter renda extra.

    Se voce ganha 2K no serviço e mais 2K digitalmente, seu aporte cresce.

    Dedique mais tempo ao empreendedorismo.

    Abraçao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso muito nisso, até já tive outro blog, mas falta encontrar um nicho bom que eu tenha competência para escrever algo relevante. Fazer só por fazer é perda de tempo.

      Um site sobre SEO hoje pra mim é perda de tempo, o nicho é muito concorrido, só peixe grande nas SERP!

      Abraço

      Excluir
  8. Oi MIN,

    Não deveria desistir. Focar em concursos na área de informática pode gerar um reaproveitamento dos seus estudos para a sua profissão. No pior dos casos, não é tempo perdido. E um dia você acaba passando. Nem que seja para um concurso que lhe dê tempo e tranquilidade para estudar para o próximo concurso.

    Enquanto não passa, acho que está fazendo o certo valorizando seu passe com certificações e cursos. A análise financeira de empregos de 4k ou 5k deve levar em consideração também a mudança para um lugar com mais oportunidades, mais networking, mais cursos, mais pimenta na sua vida. Não esqueça de ponderar isto também.

    Siga em frente!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ID, não posso fazer esse tipo de concurso pois não tenho formação em nível superior em curso de informática, fiz comunicação.

      Abraço

      Excluir
  9. Não desista dos concursos, você já está na pegada de estudar continue...sobre o basquete é um esporte completo, eu jogava muito há alguns anos atrás, agora faz uns 5 anos que sequer fiz um arremesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal cara, vc jogava pelada ou fazia aula?

      Sim, mas no momento estou muito desiludido com concursos.

      Excluir
  10. Fala MIN,

    Cara, se voce estava na pegada dos concursos, o ideal seria escolher entre focar totalmente nos estudos ou evoluir profissionalmente para conseguir promocoes ou melhores salarios.

    Nao desanime, so crie objetivos a sua frente.

    Abracos do BnA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, BnA.

      Estou mais na segunda opção no momento, estou desiludido com concursos.

      Abraço.

      Excluir
  11. Coloquei um novo parágrafo no texto, uma história que esqueci de contar no post.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. "entrou na justiça e PERDEU em primeira instância! A argumentação é que ser aprovado, mesmo dentro das vagas, gera mera expectativa de ser convocado! Olha que absurdo!" o absurdo é o candidato não impugnar judicialmente.

    >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>
    “O surgimento de novas vagas ou a abertura de novo concurso para o mesmo cargo, durante o prazo de validade do certame anterior, não gera automaticamente o direito à nomeação dos candidatos aprovados fora das vagas previstas no edital, ressalvadas as hipóteses de preterição arbitrária e imotivada por parte da administração, caracterizada por comportamento tácito ou expresso do Poder Público capaz de revelar a inequívoca necessidade de nomeação do aprovado durante o período de validade do certame, a ser demonstrada de forma cabal pelo candidato.

    Assim, o direito subjetivo à nomeação do candidato aprovado em concurso público exsurge nas seguintes hipóteses:
    1 – Quando a aprovação ocorrer dentro do número de vagas dentro do edital;
    2 – Quando houver preterição na nomeação por não observância da ordem de classificação;
    3 – Quando surgirem novas vagas, ou for aberto novo concurso durante a validade do certame anterior, e ocorrer a preterição de candidatos de forma arbitrária e imotivada por parte da administração nos termos acima.”

    STF. Plenário. RE 837311/PI, Rel. Min. Luiz Fux, julgado em 09/12/2015 (repercussão geral).>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

    TRT é uma excelente opção, mas pena que você desistiu por causa das dificuldades.

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O motorista falou que agora o processo "ia para Brasília", sei lá o que isso significa.

      Sim, desisti porque não aguentei me esforçar tanto e ver tudo ir por água abaixo por causa de uma canetada a qual não posso fazer nada à respeito.

      Excluir
  15. Larga dessa ideia de concurso enquanto é tempo.

    É um contrassenso gigantesco participar de uma comunidade que prega o frugalismo e a fuga de todas as formas de opressão governamental e ao mesmo tempo ficar se matando pra mamar na teta do governo.

    Querem que o governo faça o quê se não tem dinheiro pra chamar os concursados? Não tem o que fazer! Pode bater o pézinho, mandar pra Brasília, que não vai mudar nada...

    Entrar pro funcionalismo público é procurar sarna pra se coçar. É só ver o que o futuro nos reserva. Previdência quebrada, dívida externa descontrolada, um caso novo de desvio de dinheiro público por dia...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "fuga de todas as formas de opressão governamental": isso só seria poderia ser feito se alguém fosse morar em uma ilha estilo Robison crusoé...

      Excluir
    2. Wannabe, mas não da pra negar que o salário é ótimo e a "estabilidade" é uma grande aliada na busca pela IF. É só não meter os pés pelas mãos fazendo dívida. Mas entendo o seu ponto e concordo, por isso to tirando meu cavalinho da chuva. A questão agora é, para onde ir?

      Excluir
  16. Olá Micro Investidor!

    Sei o que você passa, parece haver tantas opções mas não encontramos nenhuma para dar seguimento.

    Como você está curtindo SEO, comece a aplica-lo em seu blog. Ao pegar mais a manha de html, também explore-o. Seria legal estudar javascript também

    Quem sabe daqui um tempo você não começa a ganhar dinheiro com isso? É uma ideia.

    Se pretende continuar a prestar concursos, defina metas e apure o tempo que irá estudar para não ficar tão massante. Eu estou estudando usando a técnica Pomodoro, conhece?

    Boa sorte man! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouvi falar dessa técnica pomodoro sim.

      Javascript ta na lista, mas antes vou estudar CSS.

      Abraço

      Excluir
  17. Cara, li seu post e fico triste por você ter desistido de concursos. Na minha opinião você não deveria desistir. Já que você gosta de informática, focar na área pode ser uma boa opção. No geral as médias dessa área costumam ser mais baixas que a área geral de um mesmo concurso. Analista Tributário da RFB na área de informática seria uma boa opçãp. Antes de meu cargo atual eu fui Analista da Receita e gostava bastante.
    Receita tem muito poder na hora de alocar orçamento para concursos e como o último da Receita foi só para Auditor, assim que a economia melhorar um pouquinho e flexibilizarem os concursos, eu apostaria que no executivo o de Analista da RFB tem grandes chances de sair.
    Quanto a passar em um concurso dentro das vagas e não ser chamado..... tem alguma coisa mal contada nessa história. Isso já é pacificado e sumulado pelo STF. É só recorrer que se consegue muito rápido a nomeação...esse motorista deve ter passado no cadastro de reserva. Duvido que foi dentro das vagas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as palavras, mas cara, eu não consigo passar nem em concurso de nível médio de tribunal, nem em concurso bosta da cremerj eu passei, quem dirá da receita federal, um dos mais difíceis, sem falar que eu não gosto do trabalho de auditor fiscal, roubando de quem produz pra dar na mão do estado.

      Excluir
    2. Não se subestime. Os concursos de tribunais (nível médio e superior) são disputadíssimos.

      Excluir