sábado, 8 de março de 2014

Acumular ou diversificar?

Na semana que vem pretendo comprar mais ações, porém bateu uma dúvida: devo seguir diversificando ou devo acumular mais papéis de uma empresa?

No momento tenho 120 ETER3, 50 BBAS3 e 15 CIEL3.

Compro mais ETER3 ou BBAS3? Ou diversifico? Se eu diversificar, vou de POMO4 ou LPSB3?

Espero que o final de semana clareie minha mente!

8 comentários:

  1. Isto depende de uma série de fatores, por exemplo, qual percentual reserva para ações do seu capital total? Se for um baixo percentual não é bom diversificar muito, mas se for um alto percentual é aconselhável penso eu. Agora, tendo ainda poucas ações (3) a quarta deveria ser a quarta melhor empresa da bolsa correto? E sinceramente não é nem POMO nem LPSB, penso eu.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, você já tem 3 ações de dividendos, então seria coerente ter umas 3 ações de crescimento não? Uma boa conduta seria garimpar as 3 empresas mais promissoras em crescimento, e aportar nelas nos próximos meses, equilibrando a carteira.

    ResponderExcluir
  3. Existem prós e cons de cada estratégia.

    Para um patrimônio pequeno como o seu, ficar diversificando só vai incorrer em mais custos, pois a cada vez você vai ficar comprando picado para ir aumentando a quantidade de ações de cada papel que lhe interessa.

    Você pode e deve diversificar, mas sugiro que faça apenas 1 compra no mês, do melhor papel dentre várias características analisadas. Então a cada mês, um novo papel vai sendo aquirido e dentro de 6 meses você já tem 9 papéis o que é um numero inicial bom de ações. E quanto as 2 que vc apontou, concordo com o Uorrem que dado o nanismo seu, deve buscar primeiro empresas mais sólidas e só lá na frente arriscar mais em empresas menos boas.

    ResponderExcluir
  4. Poney e Uorrem, agradeço muitíssimo pelos comentários! Grandes mestres! Nessas horas que eu vejo como valeu a pena começar esse blog!

    Uorrem, você disse que minha quarta empresa deve ser a quarta melhor da bolsa. Entendo eu, então, que BB, Cielo e Eternit são empresas excelentes na sua visão, certo?

    Quais outras empresas você vê no mesmo patamar que essas três?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, são excelentes empresas as suas, vou citar só no setor de crescimento pois acho que ajudaria balancear sua carteira:
      TOTS3
      UGPA3
      CTIP3
      MDIA3
      ABEV3
      PSSA3
      EZTC3
      WEGE3
      KROT3

      Excluir
    2. Eu estava de olho na AMBEV3, mas achei que ela não fosse de crescimento. De 2012 pra ca, segundo o site da Infomoney (http://www.infomoney.com.br/ambevsa-abev3/proventos) já foram 10 pagamentos de proventos. Isso a classifica como empresa de crescimento?

      EZTC3 também estava no meu radar, mas falta eu me informar mais sobre ela.

      Sobre as demais não conheço nada, vou procurar.

      Excluir
    3. abev é meio crescimento e meio dividendos, rs

      Excluir
  5. Olá MIN.
    Já eu estou na dúvida enquanto os meus aportes. Acho que vou aportar cada mês em 1 empresa diferente. Até porquê, por enquanto meus aportes estão pequenos (pelos objetivos que tenho). Assim não perco com a corretagem.
    Irei acompanhar e add seu blog.
    Espero que você passe pelo meu!
    abs

    ResponderExcluir