quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Uma semana fora do grupo de amigos no WhatsApp

Olá, competidores da corrida dos ratos!

Faz um pouco mais de uma semana que saí do grupo de amigos no WhatsApp. O motivo que eu aleguei era que uma importante prova de concurso público, a qual eu vou prestar, estava chegando e eu precisava me concentrar nos estudos. Me despedi, jurei que voltava e saí do grupo.

Realmente o motivo era real, vou fazer a prova de um grande concurso mês que vem e queria perder menos tempo no WhatsApp. Passada a prova a minha intenção era voltar. ERA. Não pretendo voltar mais a esse grupo.

grupo de amigos whatsapp


Por que não, MIN?

Porque está melhor assim. Perco menos tempo com bobagens, o meu dia a dia fica mais leve. Exagero meu? Não. O meu grupo de amigos, dia sim, dia não, discutia política, religião, aborto, feminismo, fora a quantidade industrial de memes e vídeos compartilhados! São assuntos que me interessam, mas que estavam me fazendo mais bem do que mal devido a alta quantidade e frequência. Não dizem que a diferença entre o veneno e o remédio é a dosagem? Pois é...

Às vezes que ficava algumas horas offline, estudando ou cuidando da vida, e quando ligava a internet do celular eram 100, 200 mensagens. Já teve uma vez que pipocaram, de uma só vez, mais de 400 mensagens! E eu lia tudo! Não era saudável.

grupo de amigos whatsapp

Um pouco antes, também encerrei a minha conta no Twitter. Até gostava dessa rede social, mas perdia muito tempo nela e praticamente tudo que tem nela tem também no Facebook e no Instagram, então passei o facão nela.

Facebook é um negócio também que cada vez entro menos. Se não fossem por grupos e páginas sobre assuntos específicos no qual eu tenho interesse, tinha saído também. Descurti muitas páginas que eu seguia, especialmente ligadas à política ou ao mercado de comunicação. Do Instagram eu tenho gostado mais porque os assuntos são mais amenos, os comentários das postagens têm pouco destaque e eu uso como álbum de fotos, quase como um backup das minhas foto preferidas.

Tenho preferido passar o meu tempo online lendo blogs, que tem um conteúdo bem mais interessante, de vários assuntos. Inclusive, fiquem à vontade para me indicar algum blog que vocês gostam de ler aqui nos comentários.

Em tempo: todos eles ainda continuam meus amigos, só não desejo estar em constante discussão sobre "N" assuntos 24h por dia. Ainda continuo usando o WhatsApp normalmente, inclusive não saí do grupo de vídeos XXX, hehehe!

7 comentários:

  1. O macete é falar que quebrou o celular e aparecer com um celular de 10 anos atrás que só serve para fazer chamada e mandar SMS. Já fiz isso no trabalho em uma época que estavam me enchendo com mensagens de Whatsapp.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Fala MIN, eu estou em vários grupos, só entro neles para limpar as mensagens, nem sou de interagir!!! Se quiser ler meu blog, ficarei lisonjeado, o seu já está na minha lista !!!

    ResponderExcluir
  3. Boa medida Micro ! tem momentos que penso em sair das redes sociais. Não tem me agregado muito. Quando consegui passar em concursos, não participava disso e meus rendimentos nos estudos e na vida pessoal era bem maior.

    ResponderExcluir
  4. Olá, comecei a ler seu blog hoje, e pensei que eu fosse o único que fizesse isso.
    Em 2014, eu desativei meu Facebook e parei de usar celular para me focar mais no meu trabalho (que não é grande coisa, mas paga minhas contas) e no xadrez. Esse ano, entrei em alguns grupos de zap zap xadrez aqui da minha cidade, já que aqui é tudo tão atrasado, que apenas "grupinhos" comunicam entre si das competições. Em menos de 1 mês, desisti deles. Eu tinha entrado com o da minha mulher, mais para ficar ciente das informações. Acontece que eu perguntava algo, como a data e a hora do evento, e simplesmente ignoravam, e ficavam falando sobre temas desconexos ao xadrez, depois de demorar quase 1 semana pra confirmarem uma data comigo, resolvi largar, já só que tirava tempo que eu podia aplicar melhor.
    Eu tenho um blog, que escrevo com alguns amigos sobre gibis, filmes e várias outras coisas. Gostaria de propor parceria: http://ozymandiasrealista.blogspot.com.br/

    Força e honra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ozymandias!
      Caramba, até em grupo de xadrez? Pensava que as pessoas que jogavam xadrez eram ~diferenciadas~!
      Ta add ao blogroll!
      Abraço

      Excluir
  5. Sobre as Mídias sociais, convém citar Cal Newport:

    "as mídias sociais são, no fim, inócuas 'considerando um mundo no qual a habilidade de se concentrar sem distração em tarefas difíceis está sendo cada vez mais demandada e valorizada em uma economia global em crise'.
    'As mídias sociais enfraquecem essa nossa habilidade porque são feitas para que nos viciem.
    Quanto mais você usa a mídia social, mais ela é desenhada para que você a use — mais o cérebro aprende a implorar por uma notificação rápida ao menor indício de tédio", disse.
    "Parte da minha rejeição pessoal com relação às mídias sociais vem do meu receio de que esses serviços irão minar minha habilidade em me concentrar — uma habilidade com a qual eu construí minha vida.'"

    ResponderExcluir
  6. Estou precisando fazer o mesmo, porém o vício ainda é mais forte!

    ResponderExcluir