segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Não estou tão mal assim (resposta ao post do Corey)

Caras, acabei de ler o último post do Corey, ainda estou lendo os comentários, e me deu vontade de escrever um post rapidinho.

Lendo os relatos de tanta gente ignorante em relação a dinheiro, percebo que não estou tão mal assim.

Ganho pouco (veja meu último post), mas graças a frugalidade moderada e uma boa dose de observação das burradas que os outros fazem, tenho um pouco mais de 40k investidos, um pouco mais de 4k na poupança, não tenho filhos, tenho carro barato e usado, celular com sei lá quantos anos de uso, to bem de saúde, minha família, depois de muito perrengue, está razoavelmente estável financeiramente (em relação ao meus pais isso).

Também tenho exemplos de cagadas financeiras homéricas na família. Um tio burraldo, que já ganhou muito dinheiro e hoje não tem um puto, e sei lá com o que ele gastou, pois só anda com roupa barata, carro velho e fudido e mora em lugar distante e barato, deixou o pagamento do condomínio nas mãos da mulher dele.

Sei lá o que ela fez com a grana que ficou quase um ano sem pagar condomínio. Cada boletinho que vem do condomínio é mais de R$700 todo mês (eu sei porque sou eu quem acessa o home banking para pagar) e a pica sobrou para a minha avó, pensionista do governo, mas que, graças a deus, recebe uma boa pensão deixada pelo meu avô, mas tem que ajudar os cinco filhos dela, alguns por necessidade mesmo, digamos que "deram azar", outros por burrice, outros por falta de humildade.

Enfim, como o Corey falou, ficar rico não é fácil, mas não ser pobre não é difícil. Pelo menos pobre eu to longe de ser. Já é algum alento.

11 comentários:

  1. É cara sei como é. Olhando as cagadas do pessoal você até se vê que poderia estar muito pior. O que dá mais raiva é que nego fica puto quando você fala para fazerem planilhas para controlar os gastos etc... Acham normal ficar pagando as coisas atrasado e recebendo cobrança.

    Eu já acostumei a ser frugal desde cedo seja nas roupas, tênis e no celular e etc... Não ando igual mendigo, mas garimpo para pegar coisas que não sejam de marca, mas também não sejam lixo. É até melhor assim porque aqui no Brasil dependendo de como você andar vai ficar visado pelos bandidos por bobeira.

    Eu acabei de me formar na faculdade, mas pelo menos não arranjei filhos igual vários dos meus amigos que para piorar moram de aluguel. Isso que é gente que reclama que esta difícil se manter, mas vai botando filho no mundo.

    O que eu vou fazer agora é ir ganhando o meu dinheiro e poupando e tomar cuidado para não fazer cagada que vai dar tudo certo. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso igual a você, anon.

      Nas poucas vezes que toquei no assunto com a família, fui zoado pelo meu irmão, meu pai falou que virei "miriam leitão" (ele até ouviu um pouco quando em falei de Tesouro Direto, mas achou que não valia a pena por causa da idade dele), e minha mãe "acha muito arriscado esse negócio de investimento" e deixa tudo na poupança.

      Com meu irmão nem falo mais nada, ganhava mal, vivia arrotando caviar e pegando dinheiro emprestado com meus pais pagar as despesas do C4 (sim, o fdp ganhava menos que eu e tinha um C4 Pallas!!!), que por sua vez comprou com dinheiro da minha avó, pagou umas 3 prestações a ela e depois largou de mão. Ainda teve a desfaçatez de fazer meu pai pagar 4k em uma porra de guarda-roupa de mdf pra ele! O móvel é até bonitão e tal, mas porra, 4K caralho!

      Já fui zoado de mão de vaca, de que me visto mal, mas que se foda! Eu tenho +40k de patrimônio com apenas dinheiro do meu trabalho, começando do zero! E ele tem faturas de 1k no cartão de crédito todo mês!

      Eu tentei dar pra ele o livro do Cerbasi, Casas inteligentes etc. Fui zoado, ele disse que era auto-ajuda! Porra, vai pastar então, vai comer capim.

      Isso da uma ótima crônica da matrix.

      Excluir
    2. Da mesmo. Escreve com mais detalhes que vou adorar ler as cagadas da sua família. Se um dia eu escrever um blog também vou ter um monte de exemplos. O que mais tem na minha família é gente que chegou a ganhar altos salários e só gastou tudo. Tenho um parente que foi no Japão trabalhar e nada de aportar, só gastou e curtiu. E muitos outros casos de tontices extremas.

      Excluir
  2. Se você não está endividado ou trocando o almoço pela janta (realidade de milhões de pessoas, inclusive pessoas com salários maiores que o nosso), com certeza não está tão mal assim.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Mas sempre penso que queria estar melhor e que vai levar muitos anos para melhorar... enquanto isso a vida vai passando...

      Excluir
  3. não se importe com o que os outros acham meu amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tento, mas às vezes e difícil, ainda mais quando são parentes próximos e amigos.

      Excluir
  4. MIN, já postou ou poderia contar mais sobre gastos com carro? Que ano é esse carango (nem precisa dizer o modelo) e quanto vc gasta p/ mês?

    Prox. mês vou virar funça, salário quase igual o seu, mas moro numa cidade menos cara. Tô num puta dilema se devo optar por moto ou carro (vou tirar CNH AB e decidir depois). Tenho medo de cair nessa matrix de gastos, embora eu queira aproveitar um pouquinho a vida ainda jovem (tenho 22 e nunca fiz nada)...

    Agradeço por qualquer dica/comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, é cara a manutenção mesmo sendo um Gol 14/15 1.6. Tem seguro, gasolina (R$400/mês), manutenção (só na última vez foram 2k), IPVA... só mantenho o carro porque moro num lugar ruim de transporte público e porque meu pai me ajuda MUITO a manter o carro, mas se eu morasse um pouco melhor, usaria o combo Uber+Onibus+Bicicleta.

      Eu não parei pra fazer as contas, mas acho que gastaria menos andando de Uber e ônibus do que mantendo o carro.

      Sobre moto: NÃO COMPRE! Não vale a pena passar o risco de ter um acidente feio. Um primo de um amigo meu andava de moto com o pai, foram viajar de moto e, por causa de um motorista de um carro que estava em alta velocidade, o cara sofreu um acidente. Quase morreu, perdeu um braço e ficou paraplégico.

      Ouviu em algum lugar, não lembro onde, acho que foi aqui na blogosfera mesmo: moto é fábrica de aleijado.

      Excluir
  5. Cara, eu já percebi que pouco adianta querer que as pessoas façam como falamos. Pois cada um faz mesmo o que quer. O jeito melhor é você atingir seus objetivos e as pessoas verão. Aí elas saberão que dá resultado e cada uma vai decidir seguir seu exemplo ou não.

    Quando eu estudava para concursos muitos brincavam e não davam valor. Porque eu faltava aulas na faculdade pra estudar, faltava às festas dos amigos pra estudar. Mas depois que passei, algumas pessoas vieram me dizer que passaram também porque se espelharam em mim. E isso deu muita alegria de ouvir.

    É bom aconselhar, só não se pode esperar que sigam o que foi dito obrigatoriamente. Se fizerem o que foi aconselhado, é lucro.

    Vou te adicionar no meu blogroll.

    Um abraço e fica com Deus.

    ResponderExcluir