sexta-feira, 14 de março de 2014

Imposto de renda - Preciso ou não declarar?

Galera, é o seguinte: nunca falei muito aqui sobre minha vida profissional, mas sou, basicamente, um fudido. Trabalho em uma área ruim onde poucos conseguem ganhar um bom salário.

Até hoje nunca precisei pagar imposto de renda porque ganho, por ano, menos que os R$24.556,65, o valor "de corte" para se declarar ou não.

Só que, conversando com o meu assessor da corretora, e também consultando o site do Ministério da Fazenda, vi que um dos critérios para se declarar imposto de renda é o seguinte:

- obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;

Aí vem a minha dúvida: mesmo ganhando menos que os R$24.556,65, preciso declarar por conta das minhas ações?

E se precisar declarar, como eu faço? Declaro meu salário também ou só mesmo as ações?

Olha o leão aí!

2 comentários:

  1. Precisa declarar sim.
    Tem que fazer a declaração normalmente.
    A parte de ações é bem chata. Reúna todos os documentos que tiver, vai precisar informar a posição acionária que tinha na virada do ano, bem como os lucros e prejuízos mensais com ações e opções, tem uma área específica pra isso.
    Algumas corretoras oferecem como serviço o esquema já somado e pronto pra vc declarar o IR sem precisar ter dor de cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Valeu, xará!

    A XP Investimentos não faz isso... só fornece o relatório.

    ResponderExcluir