sexta-feira, 4 de abril de 2014

Imóvel próprio: ter ou não ter, eis a questão



É, amigos, como diz aquele velho ditado, "quem casa quer casa". Nada mais verdadeiro. É verdadeiro também que ter o seu imóvel próprio, hoje, é algo para poucos, pelo menos para aqueles que não querem ficar endividados por anos e nem para aqueles que não contam com os benefícios do funcionalismo público. Me refiro especificamente à mamata da "estabilidade".

Hoje, mesmo que eu ganhasse um bom salário (pelo menos eu considero esse valor bom), algo em torno de R$5000 (e o meu salário atual é só algo próximo da metade disso), não me sentiria seguro  para financiar um imóvel, pelo simples fato de eu não saber se daqui a seis meses estarei empregado, quanto mais daqui a cinco, dez ou vinte anos. Como botar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo desse jeito?

Apesar de saber disso tudo, há algumas semanas eu estava sonhando e fazendo as contas, somando o meu salário e o da minha esposa (ainda não me acostumei a me referir a ela dessa maneira) e deslumbrava uma pequena possibilidade de financiarmos um pequeno imóvel próprio e sairmos da casa que a família dela nos emprestou para morar.

Mas aí ela me deu a  notícia (que não era de todo inesperada) de que a empresa em que ela trabalha começou uma demissão em massa de funcionários. Ela não havia sido demitida, mas poderia ser a qualquer momento. Pronto, meu pequeno castelinho de areia desmoronou.

Alguns especialistas em finanças dizem que o mais lógico, do ponto de vista financeiro, é viver de aluguel e ir economizando todos os meses (fora os aportes!) para, dentro de 15 ou 20 anos, comprar seu imóvel próprio.

Isso pode fazer todo o sentido do ponto de vista financeiro, mas quem aguenta ficar duas décadas pagando aluguel residencial?

Eu ainda moro há pouco tempo nessa casa emprestada pelos meus sogros (sou grato a eles), mas não é a mesma coisa que ter meu próprio imóvel. Por exemplo, lá na casa ta cheio de coisas deles que ocupam um espaço enorme (tem até um freezer quebrado e um sofá velho na varanda) e eu não posso fazer nada a respeito.

Até pensei em daqui a um ano sair de onde estou agora para morar de aluguel, mas e se eu ou minha esposa ficarmos desempregados? E aí?

Não consigo ver muita luz no fim fo túnel. Ou economizo e invisto para comprar meu imóvel próprio quando eu já estiver velho ou assumo um grande risco por décadas a fio e financio aos trancos e barrancos. Há ainda a possibilidade, que parece que é o único caminho viável em nosso país, que é se tornar funcionário público. 

Dito isto, gostaria de saber como vocês, colegas na corrida pela Independência Financeira, lidam com essa questão do imóvel próprio.

Abraços.

14 comentários:

  1. PORRA BROTHER, CE JAH CASOU?????


    Viverei eternamente de aluguel por causa da mobilidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já. Tenho 27. Se morar junto você entender como casar, então sim :D

      Excluir
  2. imóvel, ter o não ter? SIM
    imóvel, financiar ou não financiar? NÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que fazer, juntar dinheiro a vida inteira? E morar como, de aluguel mesmo?

      Excluir
  3. Morar de aluguel! Qual o problema? Para que ter casa? Vai morrer e essa porra vai ficar aí mesmo!

    Alugue e mande sua esposa parar de encher seu saco!

    Keep trolling and remove the captcha!

    ResponderExcluir
  4. Troll, não te dei a liberdade para falar dessa maneira sobre a minha esposa.

    Eu não disse em nenhum momento que ela estava me enchendo o saco ou que estava forçando alguma situação, e ainda que fosse o caso, você não deveria falar dessa maneira.

    ResponderExcluir
  5. Olá MIN!
    Seu dilema foi o meu dilema também!
    Em 2013 quase entrei em uma furada que iria me prejudicar pro resto da minha vida! Vou contar meu caso.
    No início do ano de 2013 comecei a pensar em comprar um apartamento, não fazia ideia de preços então para mim, procurar um imóvel no bairro onde sempre morei (São Paulo zona Sul) no valor de 260-300k para 38-42 m2 era normal. Como não fazia ideia de valor do m2 fui até um empreendimento ver um decorado e quando entrei nele pensei: 38m2 (do tamanho da garagem de carro do meu pai!!kk) para morar eu e minha namorada, financiar por 20-30 anos, quero ter filhos, fora que condomínio é um eterno aluguel (fora outras surpresas que tem um imóvel tanto na planta quanto já pronto) eu pensei e falei com minha namorada, não irei comprar, se você quer manter um relacionamento comigo com boas perspectivas futuras, vamos morar de aluguel. Ela dizia que dinheiro de aluguel era dinheiro rasgado, pois então falei dos prós e contras.
    Hoje moro de aluguel, numa casa que considero ótima, ela tem uma ótima localização e o melhor, eu continuo com meus investimentos e ela também, sem nos prejudicarmos financeiramente. Pretendemos ter nosso imóvel em 2016 para isto, eu me preparo desde 2013 e quero dar 70% de entrada. Quero um apartamento bem simples, que só tenha um porteiro se possível! procuro um por 200k. Monitoro umas 3 vezes por mês e os preços já estão baixando. Minha estratégia é estar com a grana na mão e pegar um desesperado para vender, assim eu negocio e não me ferro com um financiamento muito longo. Quero financiar e ter um gasto menor do que tenho hoje de aluguel e liquidar a dívida para no máximo em 3 anos!
    Portanto, na minha opinião, vale muita a pena morar de aluguel. Você escolhe onde quer morar (perto de trabalho, mercado etc) e vai juntando o dinheiro para o seu imóvel. Veja o valor do m2 do bairro em que você quer morar e vai monitorando o preço. Não fique preocupado se você estará empregado ou não. Se você se considera um bom funcionário e um cara dedicado, sempre terá emprego pra você.
    Me estendi um pouco, mas é sempre bom ler ideias e sugestões diferentes. Caso não conheça, te indico este blog http://www.bolhaimobiliaria.com/ e http://www.estamosricos.com.br/, lá terá muitos exemplos iguais ao seu!

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal a sua história!

      Que mal lhe pergunte, quantos anos você tem?

      Como tá a diferença aí em São Paulo entre o preço de um aluguel e a prestação de imóveis equivalentes?

      Na verdade hoje eu tenho a vantagem de não pagar aluguel, só que moro longe demais do meu trabalho (minha esposa mais ainda) e durante a semana não sobre nem tempo e nem energia pra fazer nada fora do esquema casa-trabalho, e isso é sufocante na minha opinião.

      Gostaria de pegar um aluguel em algum lugar mais perto dos nossos trabalhos, mas mesmos os aluguéis estão caros e o tamanho dos imóveis é ridículo.

      Excluir
    2. Estou com 31 anos.
      Aqui em São Paulo tudo é muito caro, talvez Rio de Janeiro seja mais. Hj moro em um apartamento em que o aluguel mais o condomínio sai por 1k, aí tem conta de água, luz, alimentação... divido tudo 50% como minha namorada, então minhas despesas mensais sai por R$1.010,00 (com minhas despesas). Não reclamo muito, pq a localização é ótima e eu conheço muito bem o bairro. Tenho certeza que se eu estivesse comprado um apartamento a despesa seria 2 vezes maior por conta do financiamento. Então pra mim neste momento é muito mais interessante o aluguel. Como quero depender de aluguel por 2 ou 3 anos, é tempo suficiente para eu focar na renda fixa e depois realizar a compra do imóvel próprio.

      Faça a conta do imóvel que você compraria e o aluguel que você pagaria por mês.

      abs

      Excluir
  6. Investidor Nerd, eu acabei comprando meu apto em 2009, ainda nem pensava em guardar dinheiro para alcançar a independência financeira.
    Encontrei um legal e depois de muito negociar consegui pagar 135k, durante a construção paguei uns 60k para a construtora, quando fui financiar a divida ainda era de 100k, acabei pagando 25k só de correção do INCC.
    Utilizei o meu FGTS e acabei financiando algo perto de 80k. No final das contas acabou sendo um bom negócio, hoje o apto está valendo 300k, mesmo pagando uma cacetada de INCC e juros do financiamento a valorização do imóvel fez com que o negócio não fosse de todo ruim.
    O bom foi que eu consegui comprar numa época boa e dei a sorte do imóvel ter uma boa valorização, mas hoje em dia está bem complicado mesmo.
    Já estive pensando em comprar um novo imóvel financiado para vender o meu e utilizar a grana da venda nos investimentos, mas acabei me acovardando e vou ficar quietinho no meu apto por mais alguns anos.

    ResponderExcluir
  7. [off topic] Gostei da lista de patrimônio mês a mês do lado direito do seu blog, vou copiar e fazer um igualzinho no meu blog.

    http://elenaosurfanada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Micro Investidor Nerd,

    É a primeira vez que visito o seu blog. Vou deixar minha opinião.

    Entendo quando você diz "Eu ainda moro há pouco tempo nessa casa emprestada pelos meus sogros (sou grato a eles), mas não é a mesma coisa que ter meu próprio imóvel. Por exemplo, lá na casa ta cheio de coisas deles que ocupam um espaço enorme (tem até um freezer quebrado e um sofá velho na varanda) e eu não posso fazer nada a respeito."

    Eu cheguei a viver de maneira parecida há uns 10 anos, na casa de um tio que foi viajar. Hoje tenho meu apartamento, mas, se pudesse, com certeza viveria "de graça" na casa dele novamente, mesmo com as coisas ocupando espaço, rs.

    Lendo um pouco sobre o que você escreve sobre o seu patrimônio, salário e aportes, eu considero que o melhor seja:
    - More por mais 1 ano nessa casa
    - Tente aumentar sua renda (salário). Se aumentar a renda dos dois (você e esposa), melhor ainda.
    - Continue controlando os gastos
    - Faça o "colchão de segurança". Pelo que percebi, você é muito preocupado sobre estabilidade, portanto precisa do colchão.

    Daqui 1 ano, faça uma nova avaliação de acordo com a renda atual e os preços dos imóveis. Se não der para comprar um (o que é provável, já que os imóveis são caros), pelo menos há uma grande chance de você mudar para uma casa com aluguel.

    Depois avalie o momento de comprar um imóvel, se é que você vai precisar disso. Só não deixe o "ego" atrapalhar as decisões. Viver na casa do sogro tendo dinheiro para investir e gastar é bem melhor do que ir para a "casa própria" apertado, sem dinheiro para viver.

    Minha opinião, ok?

    Abraço!

    Bruno Hanai
    Dinheiro Normal

    ResponderExcluir