sexta-feira, 21 de junho de 2019

Por que o Brasil é um país atrasado: Resumo do Livro

Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do Livro

Esse livro é uma leitura indispensável para quem quer entender todo o cenário político e econômico do Brasil desde 1824 até os dias de hoje. Nele o autor contextualiza com dados econômicos, estatísticos e históricos os motivos pelos quais o Brasil é um país pobre, atrasado e de mentalidade estatista.
É impressionante e ao mesmo tempo triste e desesperador constatar que o Brasileiro não consegue pensar em uma solução para a melhoria da sua qualidade de vida que não passe por um estado giganteinterventor e cerceador das liberdades individuaisEle sequer se da conta disto na verdade.

“Somos reféns do Estado e não nos damos conta disso!”

Para o brasileiro médio, o Estado é a solução de seus problemas enquanto a liberdade, a livre-iniciativa e os empreendedores são o problema e responsáveis pelos males do Brasil, quando é exatamente o CONTRÁRIO! O autor exemplifica bem isso ao relatar uma conversa que teve com um funcionário de uma concessionária de carros e é assustador.
Por que o Brasil é um país atrasado crítica livro
Precisamos de menos intervenção estatal e mais liberdade individual! Somos reféns do Estado e não nos damos conta disso.
Apesar de me interessar por este tipo de assunto já há alguns anos, ainda assim fiquei chocado ao ver que praticamente vivemos em um estado socialista, ou “neosocialista” ou “oligarquista” como o autor preferiu chamar para não haver uma confusão com termos já estabelecidos, desde praticamente o primeiro Governo Vargas e passando inclusive pelo período da Ditadura Militar.
Em termos de liberdade individual e econômica os militares pouco se diferenciaram dos socialistas, talvez tendo apenas um respeito um pouco maior pela propriedade privada, mas as política econômicas intervencionistas e a criação avassaladora de empresas estatais e autarquias no período não deixa dúvidas.
É igualmente assustador constatar a quantidade gigantesca que o Presidente da república exerce no país. E não me refiro apenas ao presidente X ou Y, mas ao cargo em si.

Vejamos alguns cargos onde o chefe do executivo pode nomear seus ocupantes:

-24 ministros de Estado;
-Advogado-Geral da União;
-Defensoria Pública da União;
-Presidente de 13 Autarquias, entre elas BNDES (um dos maiores concentradores de renda do Brasil), CVM, IBGE, FUNAI)
-31 conselhos profissionais;
-11 Instituos, entre eles o INCRA e o INSS;
-13 Agências regulatórios, como a ANATEL e a ANCINE;
-Ministros do STF, STJ, MPF, TCU, entre outros;
-Presidentes de estatais como Correios e Petrobras;
A lista prossegue, mas já deu para entender o poder que a figura do presidente tem nas mãos.
Enquanto o Brasileiro não se der conta que o grande responsável das mazelas do Brasil é o próprio ESTADO BRASILEIRO (que cria os problemas e da soluções porcas tirando o dinheiro DO SEU BOLSO via impostos) e que a Constituição de 88 é um atraso de vida e que não há outro caminho se não lutar pela liberdade individual (os indivíduos forma a sociedade e não o contrário), nunca sairemos da condição de país subdesenvolvido, republiqueta de bananas e eterno país do futuro que nunca chega.
Vale ressaltar que o livro está repleto de exemplos de outros países onde as coisas funcionam melhor e é explicado os motivos que levaram a isso, tais como o uso de outras formas de organização política para limitar o poder do próprio Estado através do sistema de freios e contrapesos, aumento da participação popular efetiva na política que não passe apenas pela votação a cada 4 anos, maior liberdade econômica, respeito pela propriedade privada, mais poder às famílias e municípios, autonomia verdadeira para os Governos Estaduais se organizarem e criarem suas próprias leis, menos poder concentrado no Governo Federal, entre outros.
***

Comprando o livro pelo nosso link você nos ajuda a pagar as nossas despesas mensais com o nosso servidor, nos incentiva a continuar produzindo conteúdo de qualidade e ainda ajuda o Brasil a se tornar um país melhor! Acesse https://amzn.to/2IXtZVJ
Agradecemos a sua contribuição, ela é muito importante para nós!

O Conteúdo Por que o Brasil é um país atrasado: Crítica do livro apareceu primeiro em Blog Documentos e Certidões

17 comentários:

  1. a Constituição de 88 é um atraso de vida ! Isso resume bem ! Abcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Mas ai de quem ousar criticá-la e tocar nos "meus direitos"!

      Excluir
  2. Votei no Príncipe na ultima eleição , é um cara muito culto , até demais.
    Alguém precisa traduzir as idéias dele pro grande publico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Complicado demais... o brasileiro foi ensinado a crer no Deus-Estado como provedor. Ideias liberais são quase um insulto.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Cara, pela qualidade do livro não acho caro. Mas se você procurar um pouco você acha o pdf. De um jeito ou de outro, eu acho uma leitura imperdível.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Muitas nomeações dependem do aval do Senado. E aí a coisa piora, pois o toma lá dá cá é imperativo nessas situações.
    Nossa corrupção é endêmica. Somos corruptos do gari ao magistrado. Francamente, acho que esta pocilga não tem jeito.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Por um momento, achei que tivesse se rendido ao Jessé Souza...

    ResponderExcluir
  7. Está na minha lista de compras da amazon há algum tempo, infelizmente dei uma brecada na leitura de livros esse ano.

    Boa recomendação.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também ficou muito tempo na minha lista. Depois que eu o li me arrependi de não ter lido antes.

      Excluir
  8. Adorei a sugestão de site que vc deu para recuperar postagens. Eu desconhecia totalmente.

    ResponderExcluir
  9. Opa, deve ser bom, mesmo com esse apanhado geral que vc publicou, vou procurar ler, quero ver se me dedico a leitura, tentando matar pelo menos um livro por mês, assuntos como economia, história e politica estão entre os que mais me interessam.

    ResponderExcluir

  10. Do you need Finance? Are you looking for Finance? Are you looking for finance to enlarge your business? We help individuals and companies to obtain finance for business expanding and to setup a new business ranging any amount. Get finance at affordable interest rate of 3%, Do you need this finance for business and to clear your bills? Then send us an email now for more information contact us now via (financialserviceoffer876@gmail.com) whats-App +918929509036 Dr James Eric Finance Pvt Ltd Thanks

    ResponderExcluir
  11. Olá, acabei de descobrir seu blog, vou dar uma lida nesse livro, eu acho que já tenho uma boa noção dos nossos problemas, mas me interessei pelos exemplos de outros países, vou ver se consigo melhorar meu conhecimento nisso. Apesar que na prática, é muito difícil mudar alguma coisa hoje em dia, é muita politicagem aqui no Brasil para aprovar qualquer mudança, até chegar no final mudam o texto tantas vezes....

    ResponderExcluir