domingo, 11 de março de 2018

Caridade

Fala galera, Bad Fallen MIN na área!

Hoje eu quero falar sobre caridade!

Assim que eu comecei o meu primeiro estágio, comecei a ajudar uma mulher da minha cidade que cuidava de animais abandonados na rua.

Ainda na época do Orkut, era contava a história de Bentinho (ou Dentinho, não me lembro), um cão de rua que ainda muito novo foi espancado por crianças de rua (sim olha a ironia!) e ficou com uma deformidade no focinho.

Ela o achou na rua através de outras pessoas e o acolheu. O estrago foi tanto que tiveram que amputar parte do seu focinho. Após uma longa luta conta uma infecção, ele ficou curado.

Mutilado, porém cheio de vida, ela sabia que ninguém iria querer adotá-lo e ficou com ele. Claro que o gasto com veterinário foi às alturas.

Além dele, ela também cuidava de outros cães e gatos e pediu ajuda. Comovido, ajudei na época com R$10. Fiz o depósito no caixa automático da Caixa Econômica Federal (aka o pior banco do brasil).

Não sei se ela inventou aquela história, acredito que não. Pesquisei o máximo que dava naquela época sobre ela e resolvi acreditar.

Passou o tempo, o Orkut morreu e eu perdi o contato dela. Nunca a conheci pessoalmente. Uns tempos atrás a achei no Facebook, o Bentinho continua saudável, na medida do possível. Não a vi pedindo mais doações.

Por que contei essa história toda?


Porque eu quero ajudar alguma causa, seja com dinheiro ou financeiramente. Uma vez até me inscrevi para ser voluntário em um projeto que fazia feira de adoção de cães e gatos de rua na minha cidade, mas nunca recebi resposta.

Acho que eles ou eram muito bagunçados ou já tinha voluntários demais, sei lá. Depois de acabarem com a praça onde ocorria o evento, nunca mais os vi.

Procurei outros projetos de cuidados com animais aqui na minha cidade, mas não achei nada.

Sei que tem muitos projetos de cuidados com animais por aí, mas queria fazer algo mais local, mas próximo da minha realidade.

A única, digamos, "causa social" que eu apoio hoje é o canal do Mamãe Falei, através do site Apoia.se. Acredito que ele faz um trabalho importante de desmistificação da aura de santidade, amor e democracia da esquerda, mostrando desde o "chão de fábrica" das organizações progressistas, MST, MTST, CUT, etc, indo a protestos e vendo como a esquerda é "tolerante" e "democrática".

Desde que você concorde com eles, claro!

Falando nisso, o Artur, o dono dessa canal, o Artur do Val, está sendo processado pelo Marcelo Frouxo, eterno candidato derrotado da esquerda do Leblonquistão. Se preciso for, doarei mais um pouco para ajudar o Artur a se defender desse lixo, que teve a cara de pau de compará-lo a Joseph Goebbels, Ministro da Propaganda Nazista.

Mas meu intuito aqui não é falar de política.

Eu quero saber é o que vocês pensam sobre caridade ou sobre apoiar financeiramente uma causa.


Vocês apoiam alguma causa? Algum Youtuber, site ou podcast? 


Apoiam ou  conhecem alguém que faz um trabalho legal e precisa de ajuda financeira ou com divulgação?


Só se faz caridade quando ajudamos alguém pobre ou quando apoiamos uma causa que acreditamos também é caridade?


Conto com a participação de vocês nos comentários!

caridade


14 comentários:

  1. Fala Min, eu particularmente nunca ajudei "a distância", acompanho o canal mamãe falei, é muito legal !!! daqui há pouco vem um monte de esquerdistas te xingar hahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Stifler!

      Seria um belo exemplo da "tolerância" da esquerda.

      Excluir
  2. Desde sempre eu dôo ao menos 10% dos meus rendimentos à caridade.

    Nesses 10% não estão incluídas causas políticas ou coisas parecidas. Nada contra. Já tive militância política e contribuo eventualmente com causas que considero importantes, apenas não considero que isso seja caridade. Minhas doações de caridade eu concentro em programas que busquem auxiliar quem realmente sofre (normalmente acabam ligadas a questões médicas, mas eventualmente também outras).

    Dinheiro para igrejas, qualquer igreja, eu também me recuso a dar.

    No início a mordida no salário fazia falta e pensei várias vezes em desistir. Hoje á natural e já estou acostumado. Além da óbvia sensação de estar fazendo um pouquinho para o mundo além de acumular dinheiro, eu sei que essa espécie de "voto" me ajudou a lidar muito melhor com o dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jardineiro! Legal da sua parte! Poderia me dizer quais instituições você ajuda?

      Excluir
    2. Eu tenho algumas instituições fixas que ajudo todo mês e outras que ajudo eventualmente. Que eu lembre agora, já fiz doações para essas:

      - Médicos sem Fronteiras
      - Action Aid
      - Cáritas (acho que é a única ligada a uma igreja, mas tem um caixa e linha de atuação autônomos)
      - GRAACC
      - Instituo Paulo Gontijo

      Para quem quer destinar parte do imposto de renda devido tem também os fundos municipais de apoio a crianças e adolescentes

      Excluir
    3. Relendo a sua postagem eu lembrei que também já ajudei instituições de proteção a animais, como a AMPARA ANIMAL, SUIPA e ASPAAN.

      Excluir
    4. Jardineiro, te add ao blogroll. Abraço!

      Excluir
  3. Não costumo contribuir com frequência, contribuo mais no final de ano quando o coração está mais mole. Sempre é para alguma causa de caridade. Ano passado contribui para um trabalho de doação de mantimentos e brinquedos feito em comunidades carentes com crianças especiais. Por contribuir pouco, sempre que contribuo tento fazer com uma quantia relevante.

    Ultimamente venho mudando bastante meu mindset para me tornar uma pessoa menos apegada ao dinheiro, mudando dois conceitos: 1) para ganhar dinheiro é preciso investir dinheiro. 2) Toda boa ação praticada vem em dobro para você.

    Como acredito que o dinheiro é um meio para atingir objetivos, e não um fim, acredito que doar, principalmente a quem precisa, é uma forma muito boa de atingir um objetivo humano.


    Quanto a sua doação ao canal do Mamãe Falei, eu respeito mas discordo completamente, dado o seu motivo para fazê-lo. Esse papo de esquerda e direita é furado. No fim das contas somos todos seres humanos e o ser humano é ruim por natureza. Ambos os lados são podres e só tem um interesse: se manter/alcançar o topo. Ao cairmos nessa pilha de "combater" o outro lado nós acabamos por virar massa de manobra, seja qualquer um o lado que você defende.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, EC!

      Poderia me dizer quais instituições ou trabalhos assistenciais você ajuda?

      Respeito a sua opinião, mas discordo parcialmente. Ambos os lados podem ser podres, mas um deles é claramente pior do que o outro.

      Ou você conhece alguma país com anos de governo de direita ou liberal (liberal no sentido clássico, não americano) onde as pessoas estão imigrando porque estão morrendo de fome e sendo reprimidas violentamente por protestar contra o governo?

      Sou todo ouvidos (no caso, sou todo olhos, hehe).

      Abraço!

      Excluir
    2. Hoje em dia eu não penso em nenhum mesmo. Mas nem sempre foi assim, o Pinochet promoveu diversas reformas liberais no Chile e ao mesmo tempo reprimiu violentamente quem era contra o governo. Houve uma grande diáspora de chilenos, de esquerda ou não, que fugiram da repressão do governo.

      No exemplo contrário, o Partido Socialista assumiu o poder em Portugal em 2015 junto com uma frente ampla de esquerda. Barrou diversas reformas liberais e de austeridade defendidas pelo FMI e pelo Banco Central Europeu e conseguiu enfrentar a crise com impactos sociais brandos. Hoje Portugal, ainda governado pelos socialistas, atrai um grande número de imigrantes, principalmente brasileiros.

      Enfim, nem tudo é assim tão maniqueísta e preto no branco.

      Excluir
    3. Oi, Jardineiro!

      Vou dar uma pesquisada nessas instituições nacionais que você citou. Não estou interessado em ajudar organizações internacionais. Quanto mais local pra mim melhor.

      Quanto ao Pinochet, não tenho nem como argumentar. Na escola eu só aprendi que ele era "golpista, imperialista, mavadão", etc, e nunca me interessei em pesquisar sobre a história do Chile.

      Quanto a Portugal, sei um pouco sobre a situação econômica de lá, ainda é um lugar pobre, com salários baixos, salvo raras exceções, mas ainda assim tem uma boa qualidade de vida, o que atrai nós brasileiros.

      Posso estar errado, mas deve estar acontecendo lá algo semelhante ao que ocorreu nos governos do Lula. Se for o caso, logo vai chegar a conta pra pagar.

      Abraço e volte sempre!

      Excluir
  4. Muito bacana Micro!

    Às vezes ficamos tão bitolados com dinheiro, que nos esquecemos sobre o quanto é bom poder ajudar.

    Tento ajudar do meu modo, algumas vezes, nada frequente.

    Uma doação de cesta básica, uma ajuda a alguém necessitado, etc.

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Olá, MIN.

    Caridade é um tema muito caro pra mim, pois fui criado nos preceitos do cristianismo e tive uma infância pobre em cidade pequena, onde existe um grande clima de ajuda mútua entre os moradores.

    Eu contribuo mensalmente para os Médicos Sem Fronteiras, creio que todos conhecem a iniciativa. É possível cadastrar uma doação mensal no cartão de crédito.

    Tbm ajudo financeiramente alguns parentes. Creio que isso é muito importante. Vemos por aí muitos que doam até o que não têm em igrejas ou instituições de caridade, mas deixam pais, mães, irmãos e parentes em geral passarem por situações complicadas. Devemos cuidar primeiro de nós mesmos, depois de nossa família, para só então estender o círculo de contribuições a desconhecidos.

    Tenho vontade de fazer algum trabalho voluntário tbm (doar tempo, não apenas dinheiro), mas nunca encontrei uma causa na qual me encaixe. Essas ONGs pra cuidar de cachorro abandonado tem aos montes, mas para cuidar de gente tá em falta.

    Mundo louco, as pessoas se importam mais com um cachorro do que com uma criança comer do lixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz, vou te falar também que eu tenho mais dó de bicho que de gente. Me julgue.

      Você é a segunda pessoa que fala do Médico Sem Fronteiras. Eles atuam no Brasil? Por que resolveu doar dinheiro para eles?

      Abraço!

      Excluir